Deus constrói o seu templo no nosso coração sobre as ruínas das igrejas e das religiões.
aaaaaaaaaa

Fotos Populares

História da CJC



HISTÓRIA DA CJC.

A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido. Não na vitória propriamente dita. (Mahatma Gandhi).
Fiz uma viagem no túnel do tempo e me veio à lembrança da CJC (Comunidade de Jovens Cristãos). Lembro-me como se fosse hoje, Washington Nestor estudava em Sertânia e nesse período, teve a oportunidade de conhecer e participar da CJC de lá. Estimulado pelo encanto e energia contagiante da juventude, trouxe a idéia para Custódia e assim, tive o privilégio de ser convidada, por ele, para participar e coordenar o grupo local, com o compromisso de fazê-lo crescer e trabalhar para sua oficialização, bem como organizar a primeira eleição de coordenador. A princípio questionei: como vou coordenar um grupo se não sei nada sobre a sua origem, o seu objetivo, enfim. O mesmo respondeu: fique tranqüila minha amiga, vou providenciar todo material que você precisa, vamos a Sertânia conhecer o grupo. Aí Não pensei duas vezes, aceitei o desafio e a partir daí iniciava-se o meu trabalho comunitário e social.

A CJC Custódia foi fundada em 13/04/1980 e oficializada em 06/09/1980. Fui a primeira Coordenadora, tendo sido eleita logo depois com Suelene e Nivalda Santos. Enquanto coordenadoras nossas realizações foram as seguintes:
- Aproximação dos Jovens na Igreja Católica,
- Fundação da Conferência São José (conhecida também como São Vicente de Paula),
- Fundação da CJC mirim,
- Criação do coral da CJC( sob a responsabilidade de Leônia)
- Criação do Jornalzinho: CJC Informando,
- Implantação do trabalho de Evangelização nos respectivos locais: escolas, hospital, delegacia e residências.

Desenvolvemos também um trabalho social maravilhoso em prol dos menos favorecidos, como por exemplo:

- missa do quilo,
- campanha do ovo,
- campanha de roupas e calçados usados,
- campanha de alimentos nas residências e comércio local.
Quando se aproximava a Semana Santa, o Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal, distribuíamos o que havíamos arrecadado com as famílias mais carentes da cidade. Para participarmos dos congressos organizamos festas como a da garota Custodiense, serestas nas cidades circunvizinhas, além de rifas e bingos.

As reuniões aos sábados eram muito divertidas e estimulantes. Após a acolhida com cânticos, mensagens e dinâmicas refletíamos o evangelho e encerrávamos a reunião com o hino da CJC. Foi um trabalho bonito e muito proveitoso. As missas do domingo eram simplesmente lindas, cantávamos músicas do Pe. Zezinho, o coral era maravilhoso, composto por: Leônia, Sr. João(violão), José Eugênio, Hugo, Leonildo, Washington, Renildo, José Arnaldo, Milton, Ivan, Ester, Nilma, Nivalda, Suelene, Marinês, Aldecir, Dalva, Lucinha, Lélia, Ana Marques, Ana Rodrigues, Cícera Soares, Francinete, Evanilda, Severino, Graça Melo e eu. Na época contávamos com o apoio de uma pessoa muito especial que batizamos como mãe da CJC. Estou me referindo a Dona Osminda Carneiro.

O trabalho do grupo aqui homenageado foi tão relevante que muitas vocações foram despertadas e dele surgiram bons frutos:
- Vocação religiosa: Pe. Luciano, Frade Givaldo, Frade Fábio, Ir. Maria Helena e Ir. Lélia,
- Vocação Sindical: Aparecida Alves, Luciene Cordeiro, Fátima Figueiredo, eu, no SISMUC e Leônia no Sindicato dos Servidores Públicos Civis de Pernambuco – SINDSERPE (Recife)
- Vocação Musical: Hugo Simões.

O VERDADEIRO SENTIDO DA CJC

CJC (Comunidade de Jovens Cristãos) foi criada em Carpina-PE pelo Pe. Genário Augusto de Melo, é um movimento que congrega jovens de ambos os sexos e tem como orientador geral um salesiano, é aberto a todos sem distinção e limite de número.

Não existe só por existir, visa engajar os jovens na Igreja local procurando prepará-los, integrá-los, despertá-los para a vivência comunitária através do serviço à comunidade motivando-os com o lema “UNIR PARA TESTEMUNHAR”.

Este movimento nasce dentro da comunidade paroquial e isto não quer dizer as pessoas que participam sejam carolas, ao contrário são pessoas que apesar dos inúmeros obstáculos surgidos na caminhada lutam na esperança de um mundo melhor onde o homem possa encontrar a justiça, a verdadeira paz de espírito, enfim um mundo onde todos vivam em perfeita harmonia.
< >